
Inscrições para o ENCCEJA 2020 estão abertas até o dia 22 de janeiro
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), é um exame gratuito, destinado à jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.
A edição de 2020 do exame teve o cronograma alterado por conta da pandemia do novo coronavírus e de acordo com o calendário divulgado pelo INEP, o período de inscrições vai do dia 11 à 22 de janeiro de 2021. A previsão é de que as provas sejam realizadas no dia 25 de Abril de 2021.
Inscrições para o exame devem ser feitas no site oficial através deste link.
O Exame é aplicado em um único dia, nos turnos matutino e vespertino e é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares:
Ensino Fundamental:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- História e Geografia.
Ensino Médio:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Para realizar o exame é preciso ter no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. Após os resultados o ENCCEJA permite a emissão de dois documentos:
- Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.
- Declaração Parcial de Proficiência:
Para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.
O ENCCEJA é realizado pelo Inep (que aplica o exame) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação (que emitem os certificado e a declaração parcial de proficiência).
Publicar comentário